cyberknife orig

Cyberknife e radioterapia externa

• Cyberknife – Vantagens:
    • Maior preservação de tecidos saudáveis, traduzindo-se em menor risco de efeitos secundários: menores riscos de disfunção eréctil, incontinência urinária, proctite rádica cistite rádica.
    • Baixo risco de efeitos funcionais, como incontinência urinária ou disfunção eréctil
    • É uma técnica minimamente invasiva
    • Não requer internamento
    • Realização do tratamento em apenas 5 sessões, ao longo de uma única semana
    • Permite uma rápida recuperação da actividade normal
    • Não requer algaliação
Cyberknife – Desvantagens:​
  • Não está indicada para todo o tipo de casos (ex: cancro da próstata de alto risco – Gleason 8 ou superior-  ou localmente avançado)
  • ​Actualmente existe um único centro nacional onde pode ser realizado (no Porto)

A radioterapia externa é um tratamento não cirúrgico para o cancro da próstata. Consiste na irradiação da próstata com um feixe de raios X de alta energia, com vista a danificar as células malignas, impedido-as de crescer. Nesse processo, algumas células saudáveis também são atingidas, mas estas reparam-se e recuperam mais facilmente.
Nalguns casos, também pode ser realizada radioterapia para cobrir a uma área maior do que a próstata, nomeadamente os gânglios linfáticos da região pélvica, para onde o cancro da próstata pode progredir.
A radioterapia convencional decorre em 5 curtas sessões semanais, geralmente pode 4-6 semanas.

O Cyberknife é uma técnica especial de radioterapia (radiocirurgia robótica/ radioterapia estereotácica) que tem algumas vantagens face à radioterapia convencional:
  • Maior Preservação de tecidos saudáveis, graças à versatilidade do braço robótico que permite fazer incidir feixes de radiação em todas as direções, focalizando altas doses de radiação no tumor e simultaneamente minimiza a dose aos tecidos saudáveis adjacentes.
  • Menor risco de efeitos secundários decorrentes da irradiação dos tecidos e órgãos adjacentes à próstata. Menores riscos de disfunção eréctil, incontinência urinária, proctite rádica cistite rádica.
  • Realização do tratamento em apenas 5 sessões, ao longo de uma única semana

A radioterapia externa pode ser utilizada tanto para o tratamento do cancro da próstata localizado (em alternativa à cirurgia),  como para tratar casos mais avançados da doença (em que a cirurgia poderia ser difícil ou levar a maior risco de sequelas). Outra situação em que a radioterapia tem utilidade é quando é realizada para complementar a cirurgia (radioterapia adjuvante) ou quando a doença volta a aparecer depois da mesma (radioterapia de salvação). O Cyberknife é uma opção para o cancro da próstata localizado de risco baixo e intermédio, pelo que não permite tratar casos de cancro da próstata altamente agressivo ou avançado.

Antes da Radioterapia Externa convencional, é necessário realizar uma TAC que vai ajudar a guiar o tratamento. Antes da Cyberknife, são implantados alguns marcadores junto à próstata, bem como uma bolsa de gel entre a próstata e o recto chamada espaçador, que aumenta a distância entre estes dois órgãos, contribuindo para reduzir a radiação recebida pelo recto durante o tratamento. Este dispositivo é colocado por via transrectal (como numa ecografia prostática transrectal) e desfaz-se espontaneamente cerca de 3 meses depois da sua implantação, pelo que não necessita de ser removido.
Imagem
O espaçador de hidrogel, colocado entre a próstata e o recto, para afastar estes órgãos entre si.
Após o tratamento continuará a ser acompanhado pelo seu urologista, que vai aferir da eficácia do mesmo e da presença de eventuais efeitos secundários.
​Complementarmente, poderá ser também observado periodicamente pelo radio-oncologista que foi responsável pelo seu tratamento.