
Cyberknife e radioterapia externa
|
Cyberknife – Desvantagens:
|
A radioterapia externa é um tratamento não cirúrgico para o cancro da próstata. Consiste na irradiação da próstata com um feixe de raios X de alta energia, com vista a danificar as células malignas, impedido-as de crescer. Nesse processo, algumas células saudáveis também são atingidas, mas estas reparam-se e recuperam mais facilmente.
Nalguns casos, também pode ser realizada radioterapia para cobrir a uma área maior do que a próstata, nomeadamente os gânglios linfáticos da região pélvica, para onde o cancro da próstata pode progredir.
A radioterapia convencional decorre em 5 curtas sessões semanais, geralmente pode 4-6 semanas.
- Maior Preservação de tecidos saudáveis, graças à versatilidade do braço robótico que permite fazer incidir feixes de radiação em todas as direções, focalizando altas doses de radiação no tumor e simultaneamente minimiza a dose aos tecidos saudáveis adjacentes.
- Menor risco de efeitos secundários decorrentes da irradiação dos tecidos e órgãos adjacentes à próstata. Menores riscos de disfunção eréctil, incontinência urinária, proctite rádica cistite rádica.
- Realização do tratamento em apenas 5 sessões, ao longo de uma única semana
A radioterapia externa pode ser utilizada tanto para o tratamento do cancro da próstata localizado (em alternativa à cirurgia), como para tratar casos mais avançados da doença (em que a cirurgia poderia ser difícil ou levar a maior risco de sequelas). Outra situação em que a radioterapia tem utilidade é quando é realizada para complementar a cirurgia (radioterapia adjuvante) ou quando a doença volta a aparecer depois da mesma (radioterapia de salvação). O Cyberknife é uma opção para o cancro da próstata localizado de risco baixo e intermédio, pelo que não permite tratar casos de cancro da próstata altamente agressivo ou avançado.
Complementarmente, poderá ser também observado periodicamente pelo radio-oncologista que foi responsável pelo seu tratamento.