braquiterapia orig

Braquiterapia

Vantagens:
  • É uma técnica minimamente invasiva
  • ​Requer um internamento curto (<24h) e com algaliação de apenas algumas horas
  • Permite uma rápida recuperação da actividade normal
  • Baixo risco de efeitos funcionais, como incontinência urinária ou disfunção eréctil

Desvantagens:​

• Não está indicada para todo o tipo de casos:

– Cancro da próstata de alto risco (Gleason 8 ou superior) ou localmente avançado
           – Próstata muito volumosa (>50-60 cc)
           – Doentes com sintomas urinários significativos

• Pode levar ao aparecimento de sintomas como o aumento da frequência urinária, jacto fraco ou ardor a urinar, em especial no primeiro ano após a cirurgia.

Consiste na inserção de implantes radiactivos (“sementes”)  no interior da próstata, as quais vão emitir radiação que danifica as células tumorais. Assim, é uma técnica de radioterapia interna. Este efeito vai ocorrer durante alguns meses após a implantação, após os quais as sementes ficam completamente inertes, não sendo por isso removidas.
O procedimento é realizado sob anestesia geral ou raquianestesia, e demora cerca de 1 hora.  Durante esse tempo, o cirurgião utiliza um sistema computorizado que determina o melhor local para colocação dos implantes.
Os implantes são colocados através de pequenas agulhas colocadas no períneo (espaço entre o escroto e o recto), pelo que não há lugar a qualquer incisão cirúrgica, pelo que é um tratamento minimamente invasivo. Será necessário colocar um catéter vesical (algália) no início do procedimento, o qual será removido algumas horas depois.

A braquiterapia da próstata é um tratamento adequado para o cancro da próstata localizado de risco baixo ou intermédio.
​Devido às suas características, deve ser utilizado apenas em homens com boa função urinária prévia, já que os doentes com sintomas urinários de esvaziamento significativos podem ver um agravamento da sua sintomatologia.

A braquiterapia não requer nenhuma preparação especial. Antes da cirurgia, será realizada uma tricotomia (remoção dos pêlos na área do períneo) e uma limpeza intestinal com a aplicação de um clister. ​

A recuperação após a braquiterapia é rápida. Após um internamento curto (menos de 24 horas), sairá do hospital já sem catéter vesical. Nos dias seguintes, poderá retomar progressivamente a sua actividade normal, embora deva evitar esforços físicos intensos durante 1-2 semanas.

Embora, em doentes bem seleccionados, a probabilidade de efeitos secundários significativos seja baixa, a braquiterapia pode levar ao aparecimento de sintomas como o aumento da frequência urinária, jacto fraco ou ardor a urinar. Estes sintomas desaparecem progressivamente, sendo raros após um ano decorrido da cirurgia. As recomendações do seu urologista e a medicação específica que ele lhe prescreverá são fundamentais para o controlo destes sintomas.
​Sintomas como incapacidade de urinar, muito sangue na urina, desconforto grave no períneo ou febre  podem sugerir a existência de alguma complicação, requerendo observação médica a curto prazo.

A primeira consulta após o procedimento é realizada 3-4 semanas depois. Esta consulta tem como objectivo principal avaliar a sua recuperação e a existência e tratamento de eventuais efeitos secundários. Nas consultas subsequentes, com periodicidade adaptada a cada caso, prosseguirá essa vigilância, bem como dos valores de PSA, que nos permitem compreender a evolução da actividade da doença.